29/09/2009

1709...23 de Set./2 de Outubro...2009



8º DIA: Cláudio passa pela prova da “noite escura”.
Rezemos pelas famílias dos Espiritanos e por todos os amigos e benfeitores.

1. Oração: Vinde Espírito Santo!
Senhor Jesus, que não te valeste da tua igualdade com Deus, mas te rebaixaste até ao suplício da Cruz para, exaltado pelo Pai, seres a fonte da nossa salvação, faz-nos, como a Poullart des Places, encontrar na tua oferenda o modelo a imitar e a mensagem a ensinar para que, vivendo o espírito do Evangelho, estejamos unidos a ti. Ámen.

2. Meditação de Cláudio Poullart des Places
“Não seriam demais lágrimas de sangue para chorar a minha miséria. É verdade que nunca fui o que deveria ser, mas ao menos fui muito diferente do que hoje sou. Como seria feliz, se não tivesse perdido mais do que metade do que adquirira por meio da graça. Infelizmente, já não presto atenção à presença de Deus, não penso n’Ele durante o sono, quase nunca ao acordar, sempre distraído nas minhas orações” (Ao encontro dos pobres. Vida do P. Cláudio Francisco Poullart des Places - p.74. Francisco Lopes).

9º DIA: Cláudio morre, mas continua vivo na sua obra
Rezemos pelas nossas comunidades cristãs para que acolham o exemplo e o espírito do nosso jovem fundador.
1. Oração: Vinde Espírito Santo
“Senhor, Tu levaste Cláudio Poullart des Places a discernir o espírito da tua Igreja entre as incertezas do seu tempo, e ele seguiu a tua luz; faz-nos capazes de tomar as nossas decisões, não seguindo a moda, mas sim os valores evangélicos em comunhão com a tua Igreja e com a nossa Congregação. Ámen”.

2. Meditação de Cláudio Poullart des Places
A morte não o surpreendeu nem amedrontou. Preparara-se para ela durante anos e todos os meses com um dia de retiro. Administraram-lhe com tempo o sacramento da unção dos doentes; depois de o ter recebido, com plena consciência e perfeita liberdade de espírito, expirou docemente, pelas cinco horas da tarde do dia 2 de Outubro de 1709, com trinta anos e sete meses; seus restos mortais foram enterrados em uma vala comum, como os defuntos pobres e aqueles, cujas famílias não tinham conseguido um jazigo próprio, numa linha de fidelidade ao projecto traçado por Cláudio Poullart des Places.

Oração pela beatificação
de Cláudio Francisco Poullart des Places.

Deus, Pai de bondade infinita,
nós vos louvamos
porque destes à vossa Igreja
a Congregação do Espírito Santo,
através de Cláudio Poullart des Places.
Que o testemunho de vida santa
que ele nos deixou
- sobretudo o seu amor pelos pobres –
seja luz para as nossas vidas
e nos leve a viver a missão
com a audácia do amor
derramado em nossos corações
pelo Espírito Santo.
Concedei-nos a sua beatificação,
o dom de muitos e santos missionários
e a graça particular
que hoje vos pedimos….
Por Jesus Cristo,
Nosso Senhor.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário