28/03/2010

Caminho para Ti: Semana Santa


Peregrinação Quaresmal inspirada em Cláudio Poullart des Places
Paixão, Vida e Missão

Diz Cláudio:
“Vós me procuráveis, Senhor, e eu fugia de Vós... Como sois amável, meu divino Salvador! Não quereis a minha morte, só quereis a minha conversão. Como se tivésseis necessidade de mim, tratais-me sempre com doçura. Parece que tomais como uma honra reduzir um coração tão insensível como o meu... Amais-me, meu divino Salvador, e dais-me disso provas bem sensíveis. Sei que a vossa ternura é infinita, pois não se esgotou com as minhas inumeráveis ingratidões. Há muito tempo que quereis falar-me ao coração... Procurais persuadir-me de que quereis servir-vos de mim para serviços mais santos e religiosos, mas eu não quero escutar-vos.. Creio que não quereis mais combater sem ganhar… Não vim para me defender, mas para me deixar vencer.”


Pergunto-me:
Será que consigo compreender quanto Deus fez e continua a fazer por mim, por cada um de nós? Vejo alguma força e luz, vida e esperança, que brote em minha vida e à minha volta a partir das situações de sofrimento, falha, desilusão, perda, morte? Onde encontro sentido para a minha vida cristã, para o meu ser de missionário ou missionária?


Nesta semana, vou cuidar:
a) Estar atento a tudo o que é pequeno, humilde, fraco, pobre, em minha vida e à minha volta.
b) Participar nas celebrações da semana santa na disposição de caminhar com Cristo para uma maior profundidade de doação e serviço (5 feira santa), seguir para uma maior entrega de minha cruz e morte ao meu egoísmo (6 feira santa) e celebrar com Ele a alegria da Vida que dá sentido à fé e anima a Missão ( Vigília e Dom de Páscoa).
c) Anunciar a alguém , de preferência a quem já não ligo muito ou com quem até não falo, a alegria da ressurreição, no dia de Páscoa ou na semana seguinte.

1 comentário: