14/03/2010

Ano de Poullart... Moçambique

Poullart des Places em Itoculo

Aqui, como acontece um pouco por todo o lado, estamos celebrando o jubileu dos 300 anos da morte do nosso Fundador Cláudio P. des Places com simplicidade e estima.

Ao nível comunitário a novena do dia 2 de Outubro de 2009 foi o ponto de partida. Logo depois tivemos a nossa recolecção de Advento onde reflectimos e rezamos a partir de uma conferência do saudoso P. Torres Neiva sobre o itinerário espiritual de Poullart des Places nos seus três pilares: docilidade ao Espírito Santo, mística de pobreza e vida de comunidade. Ultimamente, preparando a festa de Libermann também rezamos e reflectimos nos traços comuns aos nossos dois Fundadores.

A nível da Paróquia outros momentos foram acontecendo onde apresentamos o nosso Fundador. Primeiro foi no encontro de formação dos jovens vocacionados da Paróquia em Dezembro 2009, onde mais de duas dezenas de rapazes e raparigas tiveram o primeiro contacto com esta figura espiritana. Mais tarde, já nos inícios de Fevereiro 2010, no Conselho Paroquial, onde estavam os principais animadores da Paróquia, aproveitamos para falar e mostrar um pequeno vídeo que apresenta Poullart des Places. No Congresso Diocesano dos Jovens que há-de decorrer nos finais de Fevereiro, iremos voltar à mesma apresentação na «feira vocacional» que se pensa organizar.

Na sequência dos anos anteriores, este ano reforçamos o nosso apoio aos jovens estudantes. São muitos os que querem estudar, mas têm poucas as condições para o conseguir. Nesse sentido, procuramos minimizar as dificuldades auxiliando os mais carenciados. Na mesma linha, foi a nossa contribuição em barrotes de madeira para a construção da escola local de Itoculo, no sentido de favorecer maior participação e condições de ensino aos itoculenses.

Enfim, sem cair no método excessivo e abusivo de um ‘espiritanismo’, vamos falando e apresentando aqueles que nos precederam e marcaram o início da nossa caminhada espiritana. Acima de tudo, queremos reafirmar o nosso compromisso missionário sempre ao lado dos mais pobres, trabalhando também por uma Igreja em crescimento.

Pe.Raul Viana Cssp

Sem comentários:

Enviar um comentário