21/03/2010

Caminho para Ti - V Semana

Peregrinação Quaresmal inspirada em Cláudio Poullart des Places

V semana: Compreensão e perdão


Diz Cláudio:
“Conservai-me, meu Deus, tão santas resoluções. Terei inimigos a combater... Defendei-me, Senhor, contra estes tentadores e, posto que o mais implacável é a ambição, a minha paixão dominante, humilhai-me, rebaixai o meu orgulho, confundi a minha glória. Que encontre por toda a parte mortificações, que os homens me rejeitem e me desprezem: consinto-o, meu Deus, com tanto que me ameis muito e me queirais. Me causará pena sofrer e apagar esta vaidade de que estou tão cheio. Mas, o que não deve um homem fazer por Vós que sois Deus, que derramastes o vosso Precioso Sangue por mim? "


Pergunto-me:
Quando vejo algo reprovável procuro compreender ou julgo o outro facilmente? Sou tão tolerante com os outros como sou comigo mesmo? Ou Sou mais tolerante com os outros do que comigo, com as minhas falhas? De que forma acolho o perdão de Deus? E como manifesto aos outros que lhes perdoei? Recordo-lhes constantemente as coisas que me fizeram ou falo disso a outras pessoas?


Nesta semana, vou cuidar:
a) Evitar dar conselhos sem serem pedidos.
b) Olhar para mim próprio e decidir uma pequena mortificação para esta semana ( exemplos: menos televisão, menos comida, mais silêncio, mais paciência)
c) Procurar o perdão de Deus pelo sacramento da Penitencia.

Sem comentários:

Enviar um comentário