04/02/2010

Continuadores de Cláudio P.Places...

Bolívia. País multicultural de América do Sul

Pe. Flávio Furtado
Primeira impressão da Bolívia na cidade de Santa Cruz de la Sierra (América do Sul).
Estou na nossa comunidade Espiritana composta por 3 padres (brasileiro, cabo-verdiano e irlandês), um diácono do Brasil, uma leiga associada brasileira e uma voluntária alemã.
Um ambiente de acolhimento, de comunhão, de alegria, de diálogo respira dentro da nossa comunidade inter cultural, e esta foi a minha primeira impressão. Grande estímulo para um recém-chegado, porque a missão começa na comunidade!
O Superior geral, Jean Paul Hoch chegou de Roma, dois dias após a minha chegada, para nos visitar. Com os nossos colegas espiritanos, percorremos as onze comunidades/capelas, cuja paróquia é São João Baptista com 75.000 habitantes na periferia da cidade. Depois da visita ele disse-me: “Agora já viste qual é a tua missão!” ao que respondi: “Sim. De facto a messe é grande e os operários são poucos.”
Daí peço a tua oração para este povo: pelas crianças, pelos leigos e missionários (as) desta terra, sobretudo pelas vocações à vida sacerdotal, religiosa e missionária.
Imagina se cada dia colaborares com um minuto de oração na missão da Igreja…Sentir-te-ás cada vez mais membro desta igreja viva que clama por mais missionários.
Infelizmente não há mar na Bolívia para dar um mergulho, mas há ar puro que vem da floresta da Amazónia, fazendo-me lembrar constantemente os meus colegas portugueses e cabo-verdianos em missão no Brasil aqui tão perto, sobretudo na Amazónia. Aliás, Santa Cruz é ligada por uma linha ferroviária à Argentina, no noroeste do Brasil. Portanto, estou a respirar e saborear a missão perto de pulmão do mundo, ao ritmo desta bonita melodia de Poullart Des Places: “Estou decidido a seguir o caminho que me indicares.”
Saboreia e respira connosco ao sopro do Espírito Santo a missão de Jesus Cristo!

2 comentários:

  1. Quero dar os prabens ao jovem Padre Flavio,e tambem rezar por ele e por todos os missionários. Asseiro de V.N. de Cerveira

    ResponderEliminar
  2. Oi Falvio, espero que tudo esteja a correr bem e que a missão seja fertil. Foi pena não teres ido ao encontrão, mas estamos juntos em Cristo. Rezarei por ti e pela comunidade.

    1 Abraço para todos

    ResponderEliminar