21/02/2010

Jornadas de Espiritualidade Espiritana

Com a participação de 300 pessoas da Familia Espiritana concluiram-se em Fatima as III jornadas de Espiritualidade Espiritana que tiveram no dia de sábado o seu elemento principal.

O dia começou com a oração da manhã e o animador, P. António Andrade, fez o seguinte comentário:

Celebramos na Diocese de Leiria Fátima a festa dos bem aventurados Jacinta e Francisco Marto. Os dois textos que escutamos foram naturalmente escolhidos de acordo com esta Festa.

O texto do evangelho que acabamos de ouvir situa-se no discurso de Mateus sobre a vida da Igreja. Quem é o maior na comunidade da Igreja? A criança é trazida para a cena, como modelo a imitar. A comunidade cristã não é a reprodução de uma sociedade que se baseia na riqueza e no poder. Na igreja, pelo contrário, é maior ou mais importante, aquele ou aquela que se reveste de sentimentos de humildade e acolhe fraternalmente Jesus na pessoa dos pequenos fracos e pobres.

Nossa Senhora em Fátima, confiou a sua mensagem de apelo á conversão e á oração a 3 humildes crianças pobres. A lógica de Deus não combina com a lógica do mundo.

Poullart des Places fundou a sua obra a partir dos pequenos, fracos e pobres para os colocar ao serviço da Igreja. Formar jovens pobres para o exercício de todas as funções e dedicarem-se aos serviços humildes na Igreja, de preferência á obra das missões.

Chamados a viver este Tempo de Quaresma rumo á Páscoa, os textos do evangelho e de Poullart des Places que ouvimos, devem-nos fazer reavivar em cada um de nós sentimentos de humildade e de serviço, levando-nos a uma profunda revisão de vida, a uma mudança profunda da alma, reflectindo a forma e o modo como exercemos e vivemos hoje a nossa missão na Igreja.



Sem comentários:

Enviar um comentário