22/02/2010

Jornadas de Espiritualidade Espiritana


As III jornadas de espiritualidade espiritana, em que se recordaram os 300 anos do fundador Claudio Poullart des Places, encerraram com a Eucaristia, onde o presidente da celebração salientou na homilia:

"Foi no inicio da Quaresma de 1703 que Cláudio Poullart des Places tomou a decisão de deixar o colégio dos Jesuítas para passar a partilhar a vida dos “estudantes pobres” com quem viria a criar comunidade e dar origem à Congregação do Espírito Santo. A conversão da sua vida a Deus exprimiu-se depois na atenção e acção em favor dos outros, dos pobres. A ponto de se entregar totalmente, gastando a sua saúde e esvaindo-se em generosidade, para morrer pobremente aos 30 anos e 6 meses de idade, ao serviço de seus irmãos.

Quanto eu gostaria de ser um irmão assim, como Cláudio Poullart des Places. Capaz de renunciar a tudo o que era legitimo, para maior gloria de Deus. Capaz de se fazer pobre para viver com os pobres e os ajudar. Capaz de se entregar de alma e coração ao serviço dos outros. Capaz de consagrar a sua juventude, a sua vida, a um ideal, a uma causa: o bem das almas, a Missão da Igreja. Quanto eu gostaria de ser um irmão assim e de poder reconhecer em cada um de nós, em cada membro da família espiritana, o zelo e a devoção, a disponibilidade e o serviço de Claúdio Poullart des Places. E graças a Deus vamos encontrando bons exemplos e seguidores de Cláudio, bons missionários e missionárias, religiosos e leigos, como estas Jornadas nos ajudaram a verificar.

Damos graças a Deus pelo exemplo do nosso fundador. Estas jornadas foram uma ocasião privilegiada para cantarmos as maravilhas de Deus nele e ao mesmo tempo renovarmos o nosso entusiasmo pela missão que ele iniciou e inspirou ao longo destes 300 anos. Foi bom estarmos juntos para podermos partilhar esta vida de Deus que nos empurra agora para a Missão. Mas que desafios ou interpelações levamos no coração, fruto destas jornadas e de tudo aquilo que vivemos, escutamos e celebramos aqui?

Seis 6 desafios, 6 palavras, que podemos acolher:

1.Leitura da Palavra de Deus, como fonte da nossa escuta de Deus e como luz para a nossa missão

2. Espírito Santo, a quem continuamente nos consagramos e rezamos.

3. Senhora, Maria, a quem nos confiamos aprendendo a sua humildade e disponibilidade.

4. Comunhão, unindo-nos a Cristo na Eucaristia e unindo os esforços de cada um e cada movimento para a mesma missão.

5. Apelo: chamamento, vocações. Todos podemos fazer algo pelas vocações.

6. Pobres : aqueles a quem somos chamados a levar o conforto do amor de Deus.

Ao celebrarmos os 300 anos de morte do nosso querido fundador, damos graças a Deus pela sua intuição e o seu exemplo, constitutivos do carisma espiritano. Mas damos-lhe graças por continuar a entusiasmar homens e mulheres que como vós, leigos e leigas, querem seguir Cristo e estar ao serviço da Missão que a Igreja confia hoje à Congregação do Espírito Santo em mais de 60 paises deste mundo.

Sejamos nós capazes de ser ousados e criativos para encontrarmos a melhor forma de levar o exemplo da vida de Cláudio Poullart des Places e o apelo da sua conversão, a um maior conhecimento de todos, especialmente dos jovens. Por sua intercessão roguemos pelas vocações e pela coragem dos chamados em responder ao apelo de Deus. Por sua intercessão rezemos pelo crescimento da vocação espiritana, religiosa e laical, no seio da Igreja para o bem da sua Missão.

Pe. José Manuel Sabença

Sem comentários:

Enviar um comentário