15/02/2010

À escuta de Poullart des Places

Leigos Associados reunidos no CESM
Os leigos associados espiritanos da nossa Província estiveram reunidos com o P. José Manuel Sabença em encontro de reflexão, escuta e partilha, no dia 6 de Fevereiro no CESM - Centro Espírito Santo e Missão, no seminário da Silva - Barcelos. O encontro iniciou com a celebração eucaristica como que a marcar o ritmo de acção de graças pela vocação missionária laical no seio da Congregação e a necessidade de beber na fonte da Vida que é Cristo, a sua Palavra e tudo o que os Fundaodres nos legaram como forma concreta de viver e exprimir o Evangelho no encontro com a história do seu tempo e suas necessidades.
A Eucaristia que Poullart des Places tanto apreciava e amava, ajudou a centrar no essencial da entrega do tempo, generosidade e capacidades para ser convertido em missão espiritana no altar do irmão onde o leigo associado exprime a sua vocação missionária.
Seguiu-se um tempo de escuta de um texto do saudoso P. Torres Neiva sobre os desafios que a celebração do Ano de Poullart des Places coloca hoje à nossa vivência e Missão Espiritana. São seis esses desafios: A espiritualidade da semente; a santidade apostólica; a mística da pobreza; a docilidade ao Espírito Santo e a protecção de Nossa Senhora; o discernimento das prioridades e a missão em rede.
Cada um dos leigos associados presentes e outras pessoas em processo de discernimento em ordem a virem a colaborar com a missão espiritana como associados, teve ocasião de partilhar sobre aquilo que o ajuda a sentir-se de corpo inteiro vivendo o carisma espiritano na sua vida do dia a dia com a expressão especifica de um serviço especifico confiado a cada um na linha do carisma espiritano e da missão da Congregação. De salientar como a atenção ao pobre, nas mais variadas situações de pobreza e isolamento, de fragilidade e de carência, aprendida na escuta dos nossos fundaodres, é o que faz daquilo que poderia ser considerado voluntariado uma experiência de missão e transforma o voluntário em missionário espiritano como leigo associado.
Do ponto de vista prático organizou-se um encontro dos leigos associados com os conselheiros gerais em visita a Portugal; acolheu-se o desejo de outras pessoas virem a ser leigos associados, inclusive as esposas daqueles que já o são, re-afirmando o sentido de comunhão que os une pelo matrimónio e de forma mais directa ou indirecta á missão.
Falou-se ainda da preparaçao em ordem ao Congresso europeu de leigos, em 2011 na França, e que terá na Albertina Moreira a nossa responsável para o triénio 2009-2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário