21/10/2009

Cláudio P.Places

Conferência proferida pelo P.Tiago Barbosa:

Este breve percurso que faremos nos ajudará a ver que Cláudio Poullart des Places, fundador do Seminário do Espírito Santo, no ano 1703, não se tornou fundador através de uma revelação súbita ou por qualquer estratégia pré-concebida. Ele tornou-se através de um longo trabalho de abertura à graça do seu chamamento, não somente no momento da sua conversão, mas em especial no dia a dia, na sua disponibilidade à vontade de Deus.
Vejamos ...
“Estou decidido a seguir o caminho que me indicares”.
a) “estou decidido a seguir o caminho”
(O dom da Liberdade) Cláudio descobre a vontade de Deus tanto na escuta e na oração, sendo esta a sua experiência espiritual, como no encontro com os mais pobres e no compromisso ao lado destes, sendo esta a sua missão.
Celebrar Cláudio PP nos conduz, então, a caminhar, ou peregrinar nesta direcção. Nesta peregrinação da missão, o bordão e o cantil são a escuta e a oração; o manto e a mochila, o encontro e o compromisso com os mais pobres.
Vejamos isto neste breve itinerário com Cláudio...
- dos sonhos dos pais ao sonho com os pobres...
Todas as influencias recebidas no seu tempo de estudante marcaram profundamente o jovem Cláudio. Ele descobre a sorte dos pobres e experimenta a alegria de servir. Com ele dirá de si mesmo: amando bastante fazer caridade e compadecendo -se naturalmente da miséria dos outros. Os seus horizontes se alargam e uma brecha se abre no projecto dos pais. Ele sente novas aspirações, atraído por uma vida entregue a Deus e aos outros, pelo desejo de ser padre. Em contacto com o Evangelho, ele gradualmente desperta para sua própria liberdade.
No entanto, a escolha é difícil. Ao regresso de Nantes, ele ficou meses sem tomar uma decisão. Aquela voz dentro dele era muito fraca contra as expectativas de seus pais ou de seus próprios sonhos de grandeza e sucesso. Ele também experimentou a sua fraqueza, sua inconsistência em sua resposta, por vezes, cheio de entusiasmo, em outros momentos "mole, preguiçoso, morno”, em suas próprias palavras. Um futuro brilhante é lhe oferecido, ele continua rasgado, impossibilitados de se unificar a sua vida em torno de um projecto.
b) A graça da conversão (Discernimento e Oração) No ano de 1701, há um retiro importante. A experiência de Deus marca um ponto de viragem na sua vida.
A conversão não acontece numa simples continuidade, há uma ruptura, uma novidade: a graça especial de este momento, onde Deus prevalece nele.
Ele estava em um impasse, mas esta experiência liberta-o do projecto que seus pais tinham para ele, mas também de si mesmo, da sua ambição e da sua inconstância. É o peregrinar com verdadeiro desejo, e uma nova força libertadora.
c) O Compromisso com os pobres...
- em êxodo com os pobres e para os pobres.
Dizem que a autenticidade de uma experiência espiritual se verifica pelos frutos que ela provoca ou suscita. A de Cláudio leva-o ao encontro dos pobres. Aos limpachaminés, lhes ensinará o catecismo, ajudar-los-á materialmente... Há aqui um caminhar, um peregrinar... da ajuda supérflua, passa a viver com eles, a partilhar a mesma sorte e condições...
Etapas: 1. Serviço caritativo e ensino do catecismo; 2. Descoberta da enorme riqueza dos pobres: recusa para isto o projecto com Grignon por que sabe que Deus o chama...
Então, a celebração de este ano “Poullart des Places” nos leva a caminhar nestas duas direcções... Os desafios do nosso tempo e o peso das dificuldades não são fatalidades, nem tristes e lamentáveis fados. Como para Cláudio, do outro lado das dificuldades, do escuro do caminho, das adversidades e infidelidades, Cristo e o seu Evangelho estão sempre lá para libertar e guiar-nos. Um novo dinamismo da missão pode nascer das conversões e da nossa disponibilidade renovada aos apelos do Espírito hoje. É assim que se constituirá a nossa unidade, porque é esta experiência do Espírito, este carisma que é o cimento que nos reúne.
02/10/09 Fraião-Braga:
P.Tiago... Cssp

1 comentário:

  1. quero apenas dizer ,que de tudo o que tenho lido sobre cláudio sinto cada vez mais que ele nos chama todos os dias para a missão através das mais variadas formas,e é bom saber que a sua maior alegria onde quer que ele esteja é darmos o abraço da fraternidade,mas que seja praticável e não teórico tal como ele nos deixou manuela fernandes

    ResponderEliminar