10/07/2009

Uma bela página da História da Igreja que ainda hoje se continua a escrever!

Cláudio Poullart des Places: nasceu em Rennes (França) em 1679, e aí viveu parte da sua juventude. De família abastada e influente, recebeu uma boa formação cristã. Os pais que o sonhavam futuro conselheiro no parlamento, possibilitaram-lhe os estudos nas melhores escolas dos Jesuitas. Aí aprendeu as letras e também a vida de piedade. Uma forte devoção ao Espírito Santo era incutida nos alunos e o serviço aos doentes no hospital contíguo fazia parte dos trabalhos de casa. Cláudio aí cresceu e aí nasceu nele o desejo de ser padre.
O pai nem queria ouvir falar no assunto. Propôs-lhe estudar direito em vez de teologia. Claudio foi então para Nantes. Por algum tempo foi esquecendo a ideia de ser padre e foi-se dando à vida mundana com seus atractivos e prazeres. Gostava de frequentar a gente da alta roda com seus bailes e festins, onde ele se impunha não só pelo aspecto físico mas também pela inteligência e pela origem familiar. Tinha todos os trunfos para ser um homem de fama e de glória. O pai chegou mesmo a enviá-lo à côrte de Versalhes porque aí poderia encontrar uma esposa de linhagem nobre. Mas esta vida mundana e frívola, não o satisfazia plenamente.
Propõe-se então fazer um retiro, para aprofundar o sentido da sua vida, descobrir a sua vocação, fazer a escolha do seu estado de vida. Felizmente que nos ficaram as suas reflexões escritas, que nos permitem perceber a transformação que se opera dentro dele, na linha dos grandes santos como S. Paulo, Santo Agostinho, Santo Inácio de Loyola. “Vós me procuráveis Senhor e eu fugia. Eu queria trocar-vos as voltas, e Vós não consentistes. Como sois amável meu Divino Salvador... Vós não queríeis a minha morte mas a minha conversão”. É nesse encontro profundo com Deus que ele toma a decisão de ser padre. Nunca viria a vestir a toga de advogado que a mãe com tanto carinho fizera. Disposto a seguir o apelo de Deus, deixa tudo e vai para Paris. Ao contrário do jovem rico do Evangelho, ele aceita o desafio da radicalidade, renunciando a tudo.
No colégio de Luís o Grande onde estuda a teologia, continua um caminho de purificação e de descoberta dos mais pobres. No seu apostolado, ele vai primeiro ao encontro dos adolescentes limpa-chaminés, reunindo-os para os ajudar e lhes ensinar o catecismo. Logo depois se dá conta de outro tipo de pobres. Os que queriam ser padres mas não tinham meios de se formar. A esses dá uma parte da mensalidade que os pais lhe enviam e junta os restos de comida do colégio para que não passem fome. Os pobres vão ajudá-lo à segunda conversão.
Faltava-lhe desprender-se de si próprio. Deixou o seu quarto no colégio para ir viver com esses pobres em condições de grande penúria. Com eles inicia uma comunidade de vida assentando a formação numa grande docilidade ao Espírito Santo, numa grande devoção a Nossa Senhora, e numa grande atenção aos mais pobres. Tudo começou de um modo informal, e os estatutos da comunidade iam nascendo aos poucos conforme a vida o exigia. Para eles o mais importante era alicerçar a vida em Deus, viver d’Ele e para Ele, deixar-se embeber dos sentimentos de Jesus, que sendo rico se fez pobre, para nos levar a Deus. Para ser da comunidade era preciso ser pobre, amar os pobres e querer trabalhar nos lugares e paróquias onde os outros não queriam ir.
A comunidade-seminário consagrada ao Espírito Santo, formada por 12 jovens começou oficialmente no dia de Pentecostes de 1703, tendo Cláudio 24 anos de idade, sendo apenas seminarista. Naquele acto de consagração diante de nossa Senhora do Livramento em Paris, estava a nascer uma das grandes Congregações missionárias. Ordenado padre em 1708 Cláudio ficará pouco mais tempo entre os seus. Morreu um ano depois da ordenação em 1709 e apenas com 30 anos, extenuado de trabalho e vítima de uma epidemia que nesse ano devastou Paris.
Não teve tempo de escrever muito nem de estruturar bem a sua obra. Mas o impulso que lhe deu e as bases em que a assentou permanecem ao longo dos tempos. Abertos ao Espírito Santo, confiados a Maria, disponíveis para encontrar os pobres e viver com eles, os espiritanos de hoje, tentam actualizar o carisma e a vida do seu fundador.
Ver http://www.espiritanos.org/ ou contactar P. Hugo Ventura vindivede@espiritanos.org

Novena:
18 de Julho- 9ºdia - Claudio e o Amor à Eucaristia.
«Eu passava tempos consideráveis diante do Santíssimo Sacramento (...).Sentia visivelmente as bênçãos de Deus na santa ansiedade de me aproximar do Santíssimo Sacramento do altar».Rezemos com Cláudio:«Meu Senhor, suplico-vos que vos digneis conceder-me a fé, a humildade, a castidade, a graça de não fazer, de não dizer, de não pensar, de não ver,de não escutar e de não desejar senão o que Vós quereis que eu faça, diga, pense, veja e escute».Vinde Espírito Santo e inundai os nossos corações...Pai Nosso.

17 de Julho: 8º dia - Maria, Padroeira do Seminário do Espírito Santo
Das normas do seminário: antes de «cada tempo de estudo, uma oração ao Espírito Santo,para pedir as suas luzes; e uma Avè Maria, em honra da Santíssima Virgem, para obter as luzes do seu esposo». Ao submeter a sua obra à protecção especial de Maria, Cláudio pensa na dignidade singular de Maria como esposa do Espírito Santo.Rezemos com Cláudio:«Por intermédio da Santíssima Virgem, entrego em vossas mãos o meu espírito e o meu coração».Vinde Espírito Santo…e tornai-nos dóceis como Maria...Pai Nosso.

16 de Julho: 7º dia - Cláudio funda a Congregação.
Rezemos com Cláudio:
«No dia de Pentecostes, aos pés de Nossa Senhora,Cláudio e o grupo de seminaristas que formam a sua comunidade, consagram-se ao Espírito Santo a quem adorarão de modo particular.Terão também uma devoção muito especial à Virgem Maria sob cuja protecção foram consagrados ao Espírito Santo. A devoção ao Espírito Santo destina-se a obter o «fogo do amor divino».Vinde Espírito Santo e enchei os corações dos vossos fiéis. Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado... Pai Nosso.

15 de Julho: 6º dia - Cláudio partilha a vida e a causa dos pobres.
Rezemos com Cláudio:«Nada mais tenho a pedir-Vos, meu Deus, a não ser a privação total de todos os bens terrenos e perecíveis. Destrui em mim todos os apegos mundanos, que por toda a parte me acompanham. Que não tenha no estado de vida que escolher para sempre, outro objectivo senão o de vos agradar. Estou decidido a seguir o caminho que me indicardes».Vinde Espírito Santo e ensinai-nos o Vosso espírito de pobreza! Pai Nosso...
14 de Julho: 5º dia - Cláudio renuncia à sua riqueza. ... fazendo-se pobre.
Rezemos com Cláudio:«Quereis, meu Deus, que eu seja homem, mas segundo o vosso coração. O meu coração até aqui, cheio de vaidade e de ambição, nada encontrava no mundo suficientemente elevado e grande para o encher. Estava reservado para um Deus e encontra agora com que encher-se inteiramente. Não mais será ocupado a não ser por Vós, meu Deus e meu tudo».
Vinde, Espírito Santo,e enchei-nos do vosso amor.Pai Nosso...
13 de Julho: 4º dia -Cláudio consagra-se à Santissima Trindade .... Consagremo-nos com ele.
Não quereis a minha morte. Não quereis senão a minha conversão. Como se tivésseis necessidadede mim, tratais-me sempre com mansidão. De há muito que quereis falar-me ao coração, mas não tenho querido escutar-vos. Não vim aqui defender-me mas para me deixar vencer. Falai, meu Deus, quando vos aprouver».
Vinde, Espírito Santo,e iluminai os nossos corações.Pai Nosso...

12 de Julho: 3º dia
-
A vocação de Cláudio.... e a nossa vocação.
Rezemos com Cláudio:«Deus está presente em todos os estados de vida. E dá graças a uns e a outros, segundo oque merecem. (...) O segredo está em não se enganar na escolha. (...) Por Vossa graça, Senhor,fazei que eu encontre um Ananias, que me indiqueo verdadeiro caminho, como a S. Paulo. Seguirei os seus conselhos como mandamentosVossos. Não permitais, meu Deus, que me engane.Ponho toda a minha esperança em Vós».Vinde, Espírito Santo,e abri os nossos corações.Pai Nosso...

11 de Julho: 2º dia
- Cláudio agradecido pela conversão...Demos graças!
Rezemos com Cláudio:«Ó meu Deus, recorro à Vossa Divina Providência e abandono-me inteiramente a ela. Renuncio às minhas inclinações e apetites e à minha própria vontade, para seguir unicamente a Vossa. Dai-me a conhecer, meu Deus, a vossa vontade.Derramai
sobre mim as graças necessárias para vos servir por toda a vida na vocação que vos dê maior glória».Vinde, Espírito Santo…e fortalecei os nossos corações.Pai Nosso...

10 de Julho: 1º dia
- A conversão de Cláudio .... e a nossa!
«Vós me procuráveis, Senhor, e eu fugia de Vós.Como sois amável, meu divino Salvador!
Rezemos com Cláudio:«Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo,que, por Vossa graça, adoro de todo o coração,com toda a minha alma e todas as minhas forças, permiti que, muito humildemente Vos ofereça as minhas pobres orações para a Vossa maior glória, para minha santificação [...] e pela conversão de todos aqueles por quem devo rezar».
Vinde, Espírito Santo,e acendei em nós o fogo do Vosso amor. Pai Nosso...

2 comentários:

  1. "Abertos ao Espírito Santo, confiados a Maria, disponíveis para encontrar os pobres e viver com eles..."
    Possamos nós ser portadores da mensagem deste homem que fez da sua vida um hino de amor...

    Laura

    ResponderEliminar
  2. "Abertos ao Deus Trinitário,confiantes em nossa Senhora,disponíveis a partilhar com os mais necessitados..."
    Sejamos portadores da mensagem de Claudio Poullart des Places que com amor dedicou toda sua vida nas mãos de Deus...

    Socorro

    ResponderEliminar