12/08/2010

"Nos passos dos Fundadores"

Peregrinação a França
"Nos passos dos Fundadores"

De 23 a 30 de Julho decorreu a peregrinação nos passos dos fundadores que levou quase meia centena de peregrinos a percorrer os passos dos fundadores espiritanos, de modo especial os passos do jovem fundador Cláudio Poullart des Places. O grupo era constituido por leigos e padres, membros da familia espiritana, quer de Portugal, quer de Angola, que se uniram para todos juntos procurarem conhecer melhor a vida e o meio onde nasceu Cláudio, em Rennes, e onde viria a deixar-se tocar pelo apelo dos mais pobres, em Paris. Foi uma peregrinação missionária que teve como primeiro ponto principal a visita ao santuário de Lisieux nos passos da jovem missionária Teresinha de Jesus. Em Rennes, na Bretanha francesa, pudemos celebrar na paróquia onde Claúdio foi baptizado e tomar contacto com os locais principais que ele terá frequentado à volta do Parlamento onde seu pai era o gerente principal que viu o seu filho subir à sala parlamentar para proferir uma bela conferência em final de etapa académica, anseando por um dia o ver aí como deputado.
O presidente da celebração eucaristica desse dia salientou que renunciar a este projecto de vida burguesa e de fama, só foi possivel a Poullart des Places por grande espírito de abnegação e por obra do Espírito Santo e de Maria, a quem ele estava consagrado por sua mãe desde o berço materno.
Em Paris a visita foi guiada pelo P. José Costa que nos levou a percorrer os caminhos de Poullart des Places, ajudando-nos a aprofundar o carisma espiritano que ele nos deixou. A atenção aos pobres e suas necessidades para se vir a tornar pobre como eles tornou-se bem palpável na celebração eucaristica que tivemos na Igreja de S. Estevão a dois passos do local onde ele terá sido enterrado numa vala comum e envolvidos pelo sopro do amor de Deus com que Claúdio e seus companheiros se consagraram ao Espírito Santo no dia de Pentecostes de 1703.
Foi aqui, neste local, que nascesmos como família espiritana e começou a jorrar a fonte que ainda hoje continua a saciar-nos e a ajudar-nos a viver a nossa fé como missionários e missionárias, empenhados de tantas formas na Missão que Jesus Cristo confiou à Igreja.

De rua em rua fomos depois caminhando até chegarmos àquela que se considera a casa mãe da Congregação e onde partilhamos o almoço com a comunidade espiritana da Província da França que lá reside. Estando ali, não podiamos deixar de visitar o oratório do Veneravel P. Libermann e a bela capela da comunidade onde repousam os seus restos mortais. Com Claudio e com Libermann aprendemos a peregrinar como filhos amados do Pai que renunciando a si mesmo se entregam totalmente ao projecto de Deus.

A peregrinação concluiu com uma celebração eucaristica de acção de graças, em Neulliy, na capela onde está a imagem de Nossa Senhora do Bom sucesso, diante da qual Claudio e seus companheiros se consagraram no Pentecostes de 1703.
Também nós ali renovamos a nossa consagração em espírito de fidelidade ao nosso fundador para que Deus por Maria continue a derramar sobre nós o Seu Espírito.

Sem comentários:

Enviar um comentário