28/03/2010

Caminho para Ti: Semana Santa


Peregrinação Quaresmal inspirada em Cláudio Poullart des Places
Paixão, Vida e Missão

Diz Cláudio:
“Vós me procuráveis, Senhor, e eu fugia de Vós... Como sois amável, meu divino Salvador! Não quereis a minha morte, só quereis a minha conversão. Como se tivésseis necessidade de mim, tratais-me sempre com doçura. Parece que tomais como uma honra reduzir um coração tão insensível como o meu... Amais-me, meu divino Salvador, e dais-me disso provas bem sensíveis. Sei que a vossa ternura é infinita, pois não se esgotou com as minhas inumeráveis ingratidões. Há muito tempo que quereis falar-me ao coração... Procurais persuadir-me de que quereis servir-vos de mim para serviços mais santos e religiosos, mas eu não quero escutar-vos.. Creio que não quereis mais combater sem ganhar… Não vim para me defender, mas para me deixar vencer.”


Pergunto-me:
Será que consigo compreender quanto Deus fez e continua a fazer por mim, por cada um de nós? Vejo alguma força e luz, vida e esperança, que brote em minha vida e à minha volta a partir das situações de sofrimento, falha, desilusão, perda, morte? Onde encontro sentido para a minha vida cristã, para o meu ser de missionário ou missionária?


Nesta semana, vou cuidar:
a) Estar atento a tudo o que é pequeno, humilde, fraco, pobre, em minha vida e à minha volta.
b) Participar nas celebrações da semana santa na disposição de caminhar com Cristo para uma maior profundidade de doação e serviço (5 feira santa), seguir para uma maior entrega de minha cruz e morte ao meu egoísmo (6 feira santa) e celebrar com Ele a alegria da Vida que dá sentido à fé e anima a Missão ( Vigília e Dom de Páscoa).
c) Anunciar a alguém , de preferência a quem já não ligo muito ou com quem até não falo, a alegria da ressurreição, no dia de Páscoa ou na semana seguinte.

21/03/2010

Caminho para Ti - V Semana

Peregrinação Quaresmal inspirada em Cláudio Poullart des Places

V semana: Compreensão e perdão


Diz Cláudio:
“Conservai-me, meu Deus, tão santas resoluções. Terei inimigos a combater... Defendei-me, Senhor, contra estes tentadores e, posto que o mais implacável é a ambição, a minha paixão dominante, humilhai-me, rebaixai o meu orgulho, confundi a minha glória. Que encontre por toda a parte mortificações, que os homens me rejeitem e me desprezem: consinto-o, meu Deus, com tanto que me ameis muito e me queirais. Me causará pena sofrer e apagar esta vaidade de que estou tão cheio. Mas, o que não deve um homem fazer por Vós que sois Deus, que derramastes o vosso Precioso Sangue por mim? "


Pergunto-me:
Quando vejo algo reprovável procuro compreender ou julgo o outro facilmente? Sou tão tolerante com os outros como sou comigo mesmo? Ou Sou mais tolerante com os outros do que comigo, com as minhas falhas? De que forma acolho o perdão de Deus? E como manifesto aos outros que lhes perdoei? Recordo-lhes constantemente as coisas que me fizeram ou falo disso a outras pessoas?


Nesta semana, vou cuidar:
a) Evitar dar conselhos sem serem pedidos.
b) Olhar para mim próprio e decidir uma pequena mortificação para esta semana ( exemplos: menos televisão, menos comida, mais silêncio, mais paciência)
c) Procurar o perdão de Deus pelo sacramento da Penitencia.

14/03/2010

Caminho para Ti - IV Semana


Peregrinação Quaresmal inspirada em Cláudio Poullart des Places

IV semana: Bondade e acolhimento

Diz Cláudio:
“ Vós sois o Pai das misericórdias, recebeis no seio de Abraão as ovelhas que buscam o pastor que perderam (…) Sois a videira e eu sou um Sarmento que quereis unir à cepa para viver da sua mesma vida (…). Pelo preço que for, eu quero, meu divino Salvador, tornar-me digno do vosso amor....”

Pergunto-me:
Sinto que esbanjo dons que me dão? O que é que me afasta mais de Deus e dos outros? Por onde costumo andar meio perdido? Sou capaz de reconhecer, na minha vida e á minha volta, sinais da grande bondade de Deus e do seu acolhimento de Pai?

Nesta semana, vou cuidar:
a) Evitar toda e qualquer ocasião em que sinta que me afasto de Deus.
b) Procurar escrever 3 ou 4 coisas pelas quais dou graças a Deus. .
c) Ser terno e bondoso, de forma concreta, para com alguém, tal como Deus é bondoso para comigo, seu filho pródigo.

Ano de Poullart... Moçambique

Poullart des Places em Itoculo

Aqui, como acontece um pouco por todo o lado, estamos celebrando o jubileu dos 300 anos da morte do nosso Fundador Cláudio P. des Places com simplicidade e estima.

Ao nível comunitário a novena do dia 2 de Outubro de 2009 foi o ponto de partida. Logo depois tivemos a nossa recolecção de Advento onde reflectimos e rezamos a partir de uma conferência do saudoso P. Torres Neiva sobre o itinerário espiritual de Poullart des Places nos seus três pilares: docilidade ao Espírito Santo, mística de pobreza e vida de comunidade. Ultimamente, preparando a festa de Libermann também rezamos e reflectimos nos traços comuns aos nossos dois Fundadores.

A nível da Paróquia outros momentos foram acontecendo onde apresentamos o nosso Fundador. Primeiro foi no encontro de formação dos jovens vocacionados da Paróquia em Dezembro 2009, onde mais de duas dezenas de rapazes e raparigas tiveram o primeiro contacto com esta figura espiritana. Mais tarde, já nos inícios de Fevereiro 2010, no Conselho Paroquial, onde estavam os principais animadores da Paróquia, aproveitamos para falar e mostrar um pequeno vídeo que apresenta Poullart des Places. No Congresso Diocesano dos Jovens que há-de decorrer nos finais de Fevereiro, iremos voltar à mesma apresentação na «feira vocacional» que se pensa organizar.

Na sequência dos anos anteriores, este ano reforçamos o nosso apoio aos jovens estudantes. São muitos os que querem estudar, mas têm poucas as condições para o conseguir. Nesse sentido, procuramos minimizar as dificuldades auxiliando os mais carenciados. Na mesma linha, foi a nossa contribuição em barrotes de madeira para a construção da escola local de Itoculo, no sentido de favorecer maior participação e condições de ensino aos itoculenses.

Enfim, sem cair no método excessivo e abusivo de um ‘espiritanismo’, vamos falando e apresentando aqueles que nos precederam e marcaram o início da nossa caminhada espiritana. Acima de tudo, queremos reafirmar o nosso compromisso missionário sempre ao lado dos mais pobres, trabalhando também por uma Igreja em crescimento.

Pe.Raul Viana Cssp

06/03/2010

Caminho para Ti - III Semana

Peregrinação Quaresmal inspirada em Cláudio Poullart des Places

III semana: Arrependimento e ternura

Diz Cláudio:
“Falai, meu Deus, quando vos aprouver... Agora, Senhor, que me arrependo das minhas cegueiras, que renuncio de todo coração a todas as coisas que me obrigavam a fugir de Vós, agora que vos venho procurar, que estou disposto a seguir todas as ordens santas da vossa Providência Divina, descei ao coração aonde, desde há muito tempo, quereis entrar: não mais terá ouvidos senão para Vós nem terá mais afeições senão para Vos amar como deve....”

Pergunto-me:
Quais são as cegueiras que me obscurecem ou me afastam de Deus? Procuro sincero arrependimento, com propósito de emenda? O sacramento da reconciliação faz parte da minha vida como expressão da bondade e ternura de Deus?

Nesta semana, vou cuidar:
a) Momento para, em cada dia, fazer um exame de consciência.
b) Procurar uma ocasião para o sacramento da reconciliação.
c) Ser terno e bondoso, de forma concreta, para com alguém, tal como Deus é cheio de compaixão para comigo.

01/03/2010

Caminho para Ti - II Semana

Peregrinação quaresmal inspirada em Cláudio Poullart des Places
(continuação)

II semana: Transfiguração

Diz Cláudio:

“Meu coração, cheio de vaidade e de ambição até agora, nada encontrava no mundo de bastante elevado e grande que o enchesse. Estava reservado para um Deus, e agora encontra com que encher-se inteiramente. Só Vós e nada mais o ocupará.”

Pergunto-me:

Com que encho a minha vida e ocupo o meu coração? Que anseios mais profundos alimento? Partilho-os com alguém?

Nesta semana, vou cuidar e aumentar:

a) a análise de mim mesmo, do meu interior.
b) Atenção ao outro: reservar um tempo para visitar alguém e estar com ele (Ele) porque quem visita o meu irmão a Mim visita.