29/06/2009

PENSAMENTOS DE CLAUDIO P.PLACES

Como uma espécie de pequeno “ramalhete espiritual”, vamos apresentando alguns pensamentos extraídos das reflexões do P. Poullart des Places por um dos seus seguidores, exprimindo atitudes do seu processo de doação a Deus, da sua vida de união e docilidade, de desprendimento e renúncia por amor a Ele, Pai de todos os homens, e aos seus filhos sofredores, mais pobres, humildes e marginalizados.

PP1 ( Pensamento de Poullartd es Places nº 1)

Deus toma a iniciativa: o desejo de um retiro é graça divina
1. “Eu quis retirar-me do ambiente do mundo para passar oito dias na solidão. Nada me obrigou a fazer ao Senhor este pequeno sacrifício... Neste louvável propósito tenho que reconhecer a graça que me iluminou nas minhas cegueiras... Felizmente, sou do número desses filhos queridos a quem meu Pai e Criador oferece tantas vezes meios fáceis e admiráveis para reconciliar-me com Ele. Vamos, minha alma, é tempo de render-te a tão amável perseguição! Poderás hesitar un momento em abandonar as tuas disposições mundanas e reprovar com mais atenção e recolhimento a ingratidão e dureza do teu coração à voz do teu Deus?” (Claude-François Poullart des Places - Écrits, Centre Spiritain, Rome, 1988, pp.15-16).

22/06/2009

300 anos d´Inspiração, Vocação e Missão

Como se explica que aos 20 anos de idade um jovem renuncie a uma carreira promissora de fama e de sucesso para se lançar na aventura de um projecto novo ao lado dos mais pobres? Só o encontro com Cristo e a força do Espírito de Deus nos ajudam a compreender onde o jovem Cláudio Poullart des Places foi encontrar energias, humildade e criatividade para ainda estudante de teologia, com 24 anos, iniciar a primeira comunidade da Congregação do Espírito Santo, no Pentecostes de 1703. Leigo e jovem deu com coragem os primeiros passos, difíceis, da fundação de uma congregação missionária. Viria a ser ordenado sacerdote só em Dezembro de 1707, apenas dois anos antes de morrer, com 30 anos de idade, em Outubro de 1709.A ocasião do tricentenário da sua morte, no ano de 2009, e a recente introdução em Roma do seu processo de beatificação, fazem-nos pensar que o exemplo da vida de Cláudio permanece um apelo não só para os membros da Congregação do Espírito Santo que ele fundou e estão agora espalhados por mais de 60 países, mas também uma interpelação a todos aqueles que na busca de sentido para a vida se deixam questionar nas suas certezas e se abrem ao desafio dos pobres. A generosidade e criatividade da resposta, própria dos jovens apaixonados, encontra no jovem Cláudio, apaixonado por Cristo, um modelo que poderá trazer algumas luzes para os jovens de hoje.Sendo jovem soube compreendê-los e ao mesmo tempo desafiá-los à vivência do essencial. Muitos viriam a encontrar na comunidade que ele reuniu o apoio e a comunhão para, de forma simples e sóbria, responderem ao chamamento de Deus e se prepararem para uma vida de entrega e oblação ao serviço da Missão da Igreja nos locais mais recônditos e nas funções mais difíceis.Com este blogue esperamos poder ir comunicando o mais profundo da experiência de Deus de Cláudio e partilhar essa grande riqueza que ele nos legou, dado que tendo morrido jovem não nos deixou mais do que alguns escritos. Por intercessão de Cláudio Poullart des Places, possam todos os jovens que lutam por um sentido para a vida, assim como os que se decidem a seguir Cristo, ser generosos, criativos e missionários.Os Missionários do Espírito Santo congratulam-se com esta oportunidade de dar a conhecer o seu Fundador por ocasião do tricentenário da sua morte e desejam que tal contribua para o aumento de vocações missionárias, de leigos e voluntários, padres, irmãos e irmãs, para o serviço da Missão da Igreja, ao perto e ao longe.
J. Sabença